domingo, 29 de maio de 2011

Jovens leem mais graças a Harry Potter, diz revista Veja

A revista Veja dessa semana traz um especial sobre o crescimento do interesse pela leitura por parte dos jovens brasileiros, e atribui essa grande conquista a séries infanto-juvenis da atualidade, como Harry Potter e Crepúsculo.

Os fãs devem se lembrar que a saga Potter muitas vezes foi encarada de forma pejorativa por muitas pessoas. Encabeçados em parte pelo crítico americano Harold Bloom, vários céticos declaravam que os livros de J.K. Rowling seriam incapazes de conduzir a outras leituras e propiciar a evolução desses iniciantes.

Porém, a revista desmente essa tese de forma cabal. A reportagem de Bruno Meier traz o exemplo de duas leitoras que começaram sua paixão pela literatura com Potter e hoje estão à frente de blogs que produzem críticas sobre livros e, assim, promovem a leitura; Rizzenhas, de Taize Odelli, e Literalmente Falando, da Iris Figueiredo; este último ainda organiza um clube do livro mensal em Niterói.

A matéria vem acompanhada por listas de livros indicados dependendo da sua série favorita, abrindo assim novos horizontes para quem ainda não sabe o que pegar para ler. 

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Quinto pôster individual de Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2

Veja em média qualidade Pôster do trio em Relíquias – Parte 2


Foi liberado online uma prévia do pôster do trio Harry, Rony e Hermione para Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2.

A imagem está em média qualidade e mostra os personagens olhando para a câmera (diferente dos pôsteres individuais que eles olham para o lado ou para cima, no caso de Harry) e sem nenhum escrito “It all ends 7.15″

Nova foto de Rupert Grint e Emma Watson nos sets de HP7: Parte 2

Surgiu uma nova foto de Rupert Grint (Rony Weasley) e Emma Watson (Hermione Granger) nos sets com o diretor David Yates.

Na imagem os três estão conferindo numa tela como ficou uma cena (do beijo) filmada com os dois personagens.


A seguir, algumas declarações feita pelos atores a alguns meses atrás, com relação ao beijo de seus personagens.


Emma falou sobre a experiência de beijar o ator Rupert Grint em Harry Potter e as Relíquias da Morte.

“Bem, eu nunca tive que fazer (beijar) antes, então não posso dizer que tenho algumas técnicas” disse ela. “Eu nunca tive que beijar alguem do elenco, por isso, é tudo novo para mim”.
“Claro que estou nervosa com isso. Mas, aparentemente, isso fica mais tediante depois de algumas tomadas, isso foi o que Dan me disse de qualquer forma”.
O ator Rupert disse que pareceu que eles estavam fazendo “alguma coisa errada” e foi um tanto estranho:
“Deu tudo certo. Nós realmente pensamos que éramos Rony e Hermione e não Rupert e Emma e foi tudo OK. Tomou apenas algumas tomadas, então isso não demorou muito.”
"Nós estávamos com medo, para ser sincero porque nós crescemos juntos e isso parecia errado, na verdade.” 
Os dois contaram que foi muito difícil gravar a cena do beijo (Emma até diz que foi “horrível”), pois eles se consideram como irmão e irmã. Alegam que não pararam de dar risadas durante a tomada e que foi muito difícil manter a concentração para não rir. E, principalmente, ficaram com um pouco de medo, afinal, a expectativa dos fãs para essa cena é muito grande. Porém, ficaram satisfeitos com o resultado final.



Link do vídeo com um trecho da gravação: 
AQUI

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Capítulo 26 (spoiler) - Trecho do cap. 26


 
Gringotes


(...)


Belatriz Lestrange atravessava o jardim ao meu encontro (...)

E, embora Harry soubesse perfeitamente que era, de fato, Hermione, não conseguiu refrear um arrepio de repugnância.






(...)



Cedo demais, cegaram às  escadas de mármore que levavam às grandes portas de bronze. Tal como Grampo os prevenira, os duendes de libré que normalmente flanqueavam a entrada tinham sido substituídos por dois bruxos, ambos segurando longas e finas varas de ouro.















(...)









Um dragão gigantesco achava-se acorrentado no chão à frente, barrando o acesso a quatro ou cinco cofres mais profundos do banco.















(...)


Estavam mais fundo do que Harry jamais penetrara no Gringotes; fizeram uma curva fechada em alta velocidade(...)





(...)

- Está lá, está lá em cima!
Rony e Hermione apontaram suas varinhas para o lugar indicado fazendo com que a pequena taça cintilasse sob um foco triplo: a taça que pertencera a Helga Hufflepuff e passara ao poder de Hepzibá Smith, de quem fora roubada por Tom Riddle.



(...)

- Se eu pudesse enfiar a ponta da espada em uma alça... mas como vou chegar lá em cima?

(...)






 Então com a força dos seus feitiços somada à força bruta do dragão, eles (Harry, Rony, Hermione e Grampo) finalmente abriram uma saída da passagem para o saguão de mármore.













(Harry Potter e as Relíquias da Morte | Págs.: 407, 417, 419, 420 e 423)